segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gerenciamento de Projetos

A sigla que vou falar desta vez é PMI (Project Management Institute). Eles criaram um excelente manual sobre gerenciamento de projetos e a primeira coisa que eles fazem é exatamente definir o que são os projetos. Projetos são temporários, envolvem o desenvolvimento de algo único e realizado em etapas.

Hoje em dia, muitas empresas trabalham desta forma, considerando cada produto novo é um projeto. Seja um prédio, um remédio, um celular, uma televisão, um computador, um software, praticamente qualquer coisa. E durante o desenvolvimento, há uma concorrência de prioridades que variam entre: escopo, tempo, risco e qualidade. Além de uma possibilidade de expectativas e necessidades diferentes para todos que esperam o desenvolvimento de determinado projeto. Por isso, o gerenciamento de projetos é uma atividade que tem o dever de analisar os requisitos e trabalhar com as demandas, expectativas e necessidades dos clientes daquele projeto.

Para ajudar nesta tarefa, o PMBOK dividiu os conhecimentos necessários para uma boa gestão de projetos em nove áreas diferentes. São elas:
1-) Integração (desenvolvimento, execução e controle do planejamento do projeto como um todo);
2-) Escopo (iniciação, planejamento, detalhamento e verificação de escopo, além de controle de mudanças nele);
3-) Tempo (definição, sequenciamento e estimativa de duração das atividades além de desenvolvimento e controle do cronograma);
4-) Custo (planejamento dos recursos e estimativa, orçamento e controle de custos);
5-) Qualidade (planejamento, controle e garantia da qualidade);
6-) Recursos Humanos (planejamento organizacional, montagem e desenvolvimento da equipe);
7-) Comunicações (planejamento das comunicações, distribuição das informações, relato de desempenho e encerramento administrativo);
8-) Riscos (planejamento e identificação dos riscos, análise qualitativa e quantitativa dos riscos, desenvolvimento de respostas, controle e monitoração dos riscos);
9-) Aquisições (planejamento e preparação das aquisições, obtenção de propostas e seleção de fornecedores, administração e encerramento de contratos);

Eu devo escrever com mais detalhes de cada uma destas áreas no futuro próximo. Já que como eu disse, atualmente estou estudando muito processos para mudarmos os processos de desenvolvimento de software e a gestão de projetos tem muita relação com isso.

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