domingo, 31 de maio de 2009

Governança de TI

Quais são as melhores práticas nos dias de hoje? Acredito que sejam as três siglas que devo comentar hoje: COBIT, ITIL e BSC.

O BSC não é algo específico de TI, mas o Balance Scorecard já é utilizado por muitas empresas brasileiras. Ele ajuda a montar um plano estratégico (em quatro áreas - financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento) e de como acompanhar isto, com uma ferramenta bem prática conhecida como mapa estratégico. Com a criação do mapa é possível se visualizar pelo que da estratégia geral cada funcionário é responsável e o principal é que deve-se criar indicadores para cada um destes objetivos e acompanhar a evolução de cada meta com base nestes indicadores selecionados.

O termo de indicadores balanceados é exatamente porque lança mão de outros indicadores que não apenas os financeiros. Portanto, nada impede de se criar objetivos estratégicos no mapa que correspondam a TI. Inclusive, considero isso muito recomendável. E para ajudar com estas metas, objetivos e indicadores de TI existem outras soluções complementares.

ITIL, a primeira outra solução que vou comentar, é a biblioteca ("IT Infrastructure Library" com 7 livros) para se fazer a gestão de serviços desta área. Ela possui um conjunto bastante abrangente de processos e procedimentos para se selecionar e investir nos que trouxerem maior benefício para o negócio. Para dar um exemplo, um dos livros é o "Service Delivery", que versa sobre gerenciamento do nível de serviços, gerenciamento financeiro para TI, gerenciamento da disponibilidade e capacidade adequada dos serviços.

Já o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology), a segunda e última outra solução que vou descrever um pouco, é uma ferramenta para gestão de TI mesmo, dividido em quatro domínios: Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte e por fim Monitoração. Com estas práticas, se consegue diversos indicadores úteis para a gestão. Com a versão 4.0 lançada em dezembro de 2005 o COBIT virou uma coleção de 34 processos bastante modernos e integrados ao ITIL e ao BSC. Com gerenciamento de projetos, de riscos, de mudanças, etc. E quanto maior o número de processos que a empresa seguir, mais controlado é o ambiente. Pena que como qualquer grande mudança, não é trivial se adotar estes processos. É necessário comparar os processos da empresa com os do COBIT, analisar a maturidade deles e ir fazendo progressos até que esta adaptação esteja concluída, porque ele dá o diagnóstico do que deve ser feito, mas não o como deve ser feito (por isso ele combina tanto com o ITIL que ajuda neste como).

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