terça-feira, 2 de junho de 2009

Comunicação de Dados

As teorias filosóficas a respeito da comunicação em geral avançaram muito desde a primeira, que dizia que tudo o que se precisava era um emissor (o falante) e um receptor (o ouvinte). Porque se entendeu que nem sempre o que é dito ao ouvinte é compreendido, aceito ou entendido.

Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. No caso das redes de computadores, também temos todas estas variáveis. Mas nem todas elas são tão importantes assim para os computadores.

Para facilitar esta comunicação foram criados diversos protocolos diferentes (TCP e UDP, por exemplo). Eles cuidavam do que deveria ter a mensagem e a resposta para que houvesse comunicação.

O meio, o canal e o ambiente de comunicação também variam bastante. Do cabo coaxial até a fibra ótica existem diversas opções de onde trafegarão os dados. Inclusive rede elétrica nos dias de hoje. Podemos trocar informações através de cabos seriais ou seguindo o padrão ethernet. São inúmeras opções.

Mas no caso dos computadores, algumas teorias adicionais básicas foram criadas para simplificar e possibilitar a comunicação. Foram criadas regras básicas para os protocolos/meios serem comunicações de dados aceitáveis.

Temos três fatores básicos para que uma comunicação de dados seja eficiente: entrega (quem fala consegue falar com todos e apenas os que deseja falar), confiabilidade (precisa chegar do outro lado) e o tempo de atraso tem que ser aceitável e pré-definido.

Além disso, temos uma variável importante que precisava ser levada em consideração: o sentido da comunicação e o tipo de conexão.

No sentido, se definiu a comunicação simplex (só um fala e o outro escuta), duplex (um fala e o outro escuta, mas podem revesar quem fala ou escuta) e a full duplex (ambos podem falar e escutar ao mesmo tempo).

Já no tipo de conexão, temos comunicações ponto a ponto (de uma máquina a outra apenas, com um cabo direto, por exemplo) e multi-ponto (onde as máquinas compartilham um único link).

Nenhum comentário: