quinta-feira, 28 de maio de 2009

Inteligência de Negócios

Ou, como é mais conhecido por aqui, BI (Business Intelligence). Ele
serve para definir um objetivo, mais do que uma forma. Ele tem este nome
porque é um desejo antigo que agora, com a tecnologia que temos
disponível está se tornando realidade. Podemos armazenar inúmeros dados
diferentes, cadastros de clientes e o que mais desejarmos em um banco de
dados. O conceito de hoje de BI é muito difundido pela possibilidade de
transformação destes dados perdidos em uma informação útil e em tempo
hábil para uma tomada de decisão melhor.

Existem diversas softwares que facilitam e muito qualquer tomada de
decisão já prontos. Microsoft, Oracle, IBM e SAP oferecem soluções
bastante sólidas, mas ainda assim as pessoas precisam trabalhar as
soluções para cada caso. Porque apesar de a infra-estrutura de
armazenamento, acesso e análise dos dados ser sempre semelhante, a
informação que realmente importa para cada parte do negócio é diferente.

Neste momento é bom que cada empresa tenha conhecimento suficiente para
poder escolher entre as soluções disponíveis e como proceder para se
obter as informações que deseja. Um bom método de implantação segue a
seguinte fórmula:

1-) Definição de metas e planejamento do BI.

2-) Definições de base de dados. Onde estamos e que dados extras
precisaremos.

3-) Definições de custos e riscos, já tendo uma boa base de qual solução
se deseja adotar ou desenvolver para satisfazer as metas.

4-) Desenvolvimento e/ou implatação das soluções selecionadas. Pode ser
tão simples quanto utilizar uma planilha do excel e preencherem ela
sempre, quanto ser necessário um Gestor de Mudança para a implantação de
softwares de CRM, ERP, supply chain management, etc.

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