sexta-feira, 9 de maio de 2008

Normatização de Testes

Um ponto importante do curso foi sobre este tema. E vimos que a norma da IEEE ou a formalização do QAI tem modelos de o que deve ser feito no Plano de Testes e guias de como se trabalhar nesse processo.

Não tivemos acesso a norma completa da IEEE, nem sei quanto custa, mas se tiver a possibilidade de comprar pelo pouco que vi, vale à pena para quem está montando o processo do zero.

De qualquer forma, a idéia geral da norma é bem atendica com a implantação de um bugzilla ou mantis (que é um cadastro organizado de bugs...)

Também fiquei com a impressão de que nosso documento do Roteiro de Validação está com texto demais em muitos pontos e faltam alguns campos que o IEEE considera importantes em um RV, mas não é nada grave de qualquer forma... A empresa que trabalho atende bem à norma.

Segundo o IEEE também os tipos de testes deveriam ser realizados durante todo o processo e o fato de não termos uma equipe independente para ir executando estes testes prejudica um pouco, mas se conseguirmos que os testes automáticos abordem todos estes pontos poderemos ter a versão testada em paralelo com muito menos esforço do que fazermos, por exemplo, uma semana de desenvolvimento e outra de testes.

Um outro ponto interessante é que além de abordagens também ficaram algumas estatísticas a respeito do processo de testes:
- 50% do tempo de validação deveria ser gasto com o "planejamento dos testes", 45% com a execução e 5% com a implantação em produção (a "equipe de testes" deveria acompanhar a implantação na produção);
- Por estimativa estatística daria pra dizer que 1-2 horas de teste são necessárias por ponto de função para a execução de um bom teste;
- Um último número mágico é o de que na experiência do professor, os testes devem levar cerca de 10% do tempo de desenvolvimento para alcançarem um bom nível de custo/benefício. Alguns lugares podem levar menos tempo (como em uma promoção de dia das mães que não pode deixar de ser lançada, por mais que tenha bugs ou mais tempo no caso de lugares que precisam presar mais pela qualidade de seus produtos)

Nenhum comentário: