terça-feira, 29 de janeiro de 2008

And in today already walks tomorrow. ~Samuel Taylor Coleridge


O site http://cio.uol.com.br/tecnologia publicou um artigo que achei muito interessante para começar o ano: Dez tecnologias que prometem emplacar em 2008.

E a lista me pareceu muito boa, com internet móvel finalmente virando uma tendência (e olha que recebi uma oferta da Claro por R$ 99 que me pareceu uma ótima opção ainda nesse mês), notebooks educacionais, TV digital, redes sociais (como o OpenSocial da Google), buscas semânticas, etc.

Mas o item que mais me "mexe" é um só: modelo de software como serviço. Porque isso mexe e muito em como a TI deverá funcionar no futuro.

Já houve uma época em que para se ter um computador você precisava da IBM. Depois da criação de padrões e a entrada de tantos fabricantes no mercado, o hardware deixou de ser o principal investimento, deixando muito espaço para a Microsoft liderar a próxima "era". Com o software sendo uma grande oportunidade de se ganhar dinheiro. Agora, as empresas percebem que já não vale mais à pena comprar o pacote todo quando elas podem ter um serviço adequado a suas necessidades.

Junto ao lado corporativo, as portas para aplicações hospedadas online também se abrem para usuários finais, com um investimento cada vez maior em aplicativos corporativos, como o OpenOffice.org ou o Google Docs, se popularizando. A previsão, segundo o artigo, é de que até 2011 um quarto dos softwares serão entregues como serviço. E isso deve mudar mais uma vez as regras do jogo.

Nenhum comentário: