sábado, 8 de agosto de 2009

Evolução dos Computadores e Arquiteturas

Tem muita gente que gosta da informação completa e iniciaria este relato em 3500 aC com a invenção do Ábaco, não deixaria de comentar as invenções de 1600 (Réguas de Cálculos, Calculadora de Páscal) e algumas outras que não serão comentadas a fundo aqui, porque não pretendo comentar as invenções precursoras ou mesmo a chamada geração 0.


A primeira geração de computadores, propriamente dita, existiu dos anos 30 até o final da década de 50. Estas máquinas construídas com relés e válvulas eletrônicas chegavam a fantástica velocidade de cálculos em milésimos de segundos. Tinham dispositivos de entrada e saída primitivos e cartões perfurados eram o melhor meio encontrado na época para fazer o armazenamento de informações.

De curiosidade, o ENIAC que foi concluído em 1946 pesava 30 toneladas e ocupava 180 metros quadrados, havia sido projetado para fazer complexos cálculos estratégicos para o exército americano, mas ficou pronto apenas depois da guerra. Ele não tinha sistema operacional e funcionava de forma muito semelhante a uma calculadora dos tempos de hoje.

Depois, com a invenção dos transistores em 1948 muitos novos projetos foram levados adiante na área da computação. Além dos transistores (que também fizeram os computadores serem menos suscetíveis a temperatura) também surgiu as memórias de anéis ferromagnéticos (fita magnética) que se tornou a forma de armazenamento comum da época.

Com esta tecnologia, surge a IBM na década de 60, que conseguiu lançar um computador incrivelmente barato perto do ENIAC chamado de IBM 7090 que custava "apenas" 3 milhões de dólares que é um dos maiores exemplos da chamada segunda geração. E a própria IBM lançou ainda no início dos anos 60 o IBM 7040 que era inferior em processamento, mas com um custo ainda menor que o IBM 7090.

Dos transistores, passamos as pastilhas de silício de circuitos integrados (chips), que conseguiam substituir cerca de mil transistores com uma única pastilha através da técnica de SSI (Small Scale Integration). Com isso os computadores diminuiram de tamanho e preço ainda mais. E pouco depois, em 1964, surgiu o IBM 360 que é um clássico da terceira geração de computadores. Eram chamados de Minicomputadores, também conhecidos como MainFrames, que forneciam processamento aos chamados "terminais burros". Pontos de acesso que apenas serviam de interface para o computador de verdade graças a tecnologias de multi-processamento. Ele era capaz de realizar 2 milhões de adições ou 500 mil multiplicações por segundo.


Durante a década de 70 foi que começaram duas grandes tecnologias para os dias de hoje. A primeira foi uma rede criada para ligar 4 minicomputadores, chamada de ARPANET, que era a semente da Internet que conhecemos hoje.

A segunda tecnologia foi a técnica LSI (Large Scale Integration), que conseguiu combinar até 65 mil componentes em uma única pastilha de silício. Que culminou com a Intel criando o primeiro microprocessador, Intel 4004 em 1971. E começaram a surgir os microcomputadores e computadores pessoais em 1975 com o Altair 8800. Depois em 76 uma empresa de garagem, chefiada por Sthephen Wozniak e Steve Jobs criou o Apple I que serviu de base para o Apple II, apenas um ano mais tarde, que foi o primeiro grande sucesso comercial de computadores pessoais. E ainda nos anos 70 a VLSI (Very Large Scale Integration) foi desenvolvida conseguindo colocar milhões de componentes em uma única pastilha de silício.


Em 1981 a IBM também entrou no mercado dos microcomputadores com o PC que em pouco tempo se tornou um padrão de mercado. E por volta de 1983 a ARPANET evoluiu para uma rede militar chamada MILNET nos EUA e MINET na Europa utilizando-se da mesma tecnologia. Além disso, eles conectaram as duas redes à ARPANET (que passou a ser utilizada por universidades e empreiteiras americanas) e ligaram as redes americanas e européias com links limitados via satélite. Em pouco tempo se tinha mais de 100 mil usuários.

A década de 90 não foi marcada por uma evolução do hardware do computador, mesmo tendo os computadores avançado incrivelmente em velocidade neste período. 1990 marcou o lançamento do WWW, que havia sido proposto um ano antes. Ou seja, o lançamento da internet como conhecemos hoje. Em 92 já havia mais de 1 milhão de servidores na internet. Em 1995 é que é feito o lançamento do Internet Explorer do Windows e provedores de BBS (com conexão discada) passam a oferecer a conexão com a internet realmente. Em 97 se alcança a marca de 19 milhões de servidores no mundo todo. A banda larga também começou a surgir no fim desta década.

Mas foi só no início da década seguinte que nos EUA a banda larga começou a crescer mais rápido que a conexão discada, em 2001. Redes de distribuição Peer to Peer que começaram com o Napster no final da década anterior cresceram bastante, mesmo com seu precursor tendo falhado, tornando a distribuição pirata de softwares, filmes e músicas bastante comum. E em fevereiro de 2005 o site YouTube foi criado, mostrando que a capacidade da internet para videos já começava a ser aceitável e promissora. Hoje em dia, é possível fazermos video chamadas de telefones celulares, GPS portáteis e muitas outras tecnologias.

Nenhum comentário: